Pages

domingo, 18 de março de 2012

Bofes Globais


CENA ÚNICA – NEURA NO TELEFONE – SALA - SOFÁ / DIA
NEURA JOGADA NO SOFÁ, COM BOBES NO CABELO E UM CREME VERDE NA CARA. E CLARO, SUA INDEFECTÍVEL CAMISOLA “EU SOU UMA ESTRELINHA A BRILHAR” QUE ELA AINDA NÃO TEVE CORAGEM DE JOGAR FORA, NEM COM AQUELES FUROS NAS PARTES BAIXAS, FRENTE E VERSO. ELA ESTÁ NO TELEFONE COM A SUZI.

NEURA
Tô te falando, amiga! O negócio tá feio pro meu lado. Nem um bofe pra chamar de meu, nenhuma companhia pra ir ao cinema, tomar um sorvete, dar um rolé ... Ah, não, ir ao cinema com você não vale. Suzi, não ia pegar bem a gente se beijando em público! (PAUSA) Por um acaso você vai ao cinema pra assistir ao filme? Oras, filme eu vejo em casa, nos meus canais Telecine. Ainda bem que a aposentadoria da minha avozinha querida me ajudou a não precisar cancelar minha TV a cabo, nem celular, nem internet... essas coisas. Sem a tecnologia ao meu alcance, eu surto mesmo!!! Quebro tudo!!! Até mordo, se der mole! Então, cala a boca um pouquinho e me ouve. Eu te liguei porque eu tenho que ir cobrir a festa de lançamento da nova novela da Globo, Avenida Brasil. Não, não é na Avenida Brasil! Avenida Brasil é o nome da novela, ô desinformada!!! Vai ser na quadra da Acadêmicos da Rocinha. Vai comigo? Não, amiga, lá tá pacificado. Tranquilo. Sabe o que é? É que deve estar lotado de bofes-atores-globais-lindos-de-morrer e eu quase não me aguento, você sabe! Imagina, se eu der de cara com o Alexandre-tudo-de-bom-Borges???? Eu morro!!! Morro, não. Me jogo aos pés dele e peço em casamento, ali na hora! Perco a classe, perco a linha e perco até a minha dignidade! Assim como você, quando ficar frente a frente com o Cauã-gato-Reymond! (PAUSA) Ai, não grita, pohãn! Claro que esses dois sonhos de consumo de qualquer mulher sensata vão estar lá... afinal, eles são os protagonistas da novela, bebê! Te levo comigo, então. Me pega aqui às 9h00? E aproveita e me devolve aquele vestido que eu te emprestei há uns dois meses e tô morrendo de saudades dele... o quê? Você vai com ele hoje???? Só Jesus! Vaca! Bjs, tchau!

NEURA COMEÇA A ENCHER A BANHEIRA PRUM BANHO RELAXANTE, QUANDO VÊ UMA BARATA GIGANTE E SURTA. SAI CORRENDO, ESCORREGA NO TAPETINHO DO BANHEIRO E CAI DE BUNDA.

NEURA
Puta-que-o-pariu!!!! Alguém chama uma ambulância!! Ou o Alexandre Borges!!! Ou pega o telefone pra mim, senão eu morro aqui e só vão me encontrar quando a vizinha do lado começar a sentir o cheiro do meu corpo em estado de putrefação!!!

NEURA NO CHÃO, COM DOR E RESMUNGANDO ALTO, MAS NÃO TEM NINGUÉM NO APARTAMENTO PARA SOCORRÊ-LA. AFINAL, ELA MORA SOZINHA. E A BANHEIRA COMEÇA A TRANSBORDAR.

NEURA
Droga, só tem inútil aqui! Na verdade, não tem ninguém. Vou morrer afogada. Pelo menos, se eu tivesse um cachorro ensinado! Pronto, vou ter que comprar um cachorro amanhã mesmo. E ensiná-lo a telefonar pro 190. Sim, tô aqui entrevada e preciso ser resgatada por um bombeiro bem gostosão. Assim tipo aquele da Luma de Oliveira... ô danadinha! Ela não perde tempo. Minha musa!

NEURA OLHA PRUM LADO E PRO OUTRO E NÃO VÊ UM JEITO DE SE LEVANTAR DALI. ELA ESTÁ TODA DOÍDA, MELADA COM O TAL CREME VERDE E OS BOBES JÁ SE SOLTARAM E ROLARAM PELO CHÃO DO BANHEIRO. FORA A ÁGUA QUE ESTÁ COMEÇANDO A INUNDAR TUDO. ELA ENROLA E FAZ O TAPETINHO DE TRAVESSEIRO E DESCANSA ALI A CABEÇA PRA PENSAR.

NEURA
Vou ficar quietinha aqui, economizando energia. Respirar devagar... ainda bem que não me cortei... devo ter quebrado apenas algumas costelas, mas tudo bem. E a água tá morninha! Vou esperar um pouquinho, vai que o vizinho bofe-escândalo resolve bater aqui e pedir uma xícara de açúcar. Aí, eu grito daqui e peço socorro e ele arromba a porta pra me salvar! Como um príncipe! E se ele não precisar do açúcar! Ai, acho que vou morrer aqui, toda quebrada, agonizando de dor!!! Oh, mundo cruel!

TOCA O TELEFONE. NEURA LEVANTA NUM PULO E PÁRA NO MEIO DO CAMINHO.

NEURA
Ué, vai que é o Alexandre Borges, beeeeesha???? Caio fudida, mas morro de pé!!!


Por Flávia Erthal